quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

a lesson that we've learned


É bom viajar, mas é melhor ainda voltar para casa. É bom sentir aquele friozinho que te faça sentir viva - não aquele que te faz pensar que seus dedos irão congelar até cair -, mas é melhor ainda sentir o calor desse país tropical. É bom conhecer novas culturas, expandir seu paladar, mas nada se compara ao que você conhece desde que nasceu e aos gostos que já fazem parte de você. É bom aprender uma nova língua, compreender e ser compreendido fora de casa, comunicar-se perfeitamente, mas melhor ainda é falar sua língua materna e saber que aqueles ao seu redor não irão entender nada. É bom sentir novos ares, mas melhor ainda é sentir o perfume de quem estava longe. É bom sentir um pouco de saudade, mas é melhor ainda acabar com o vazio dentro de si, tornando-se completo. 
Todos vivem me dizendo que o conhecimento é só meu e que é a única coisa que ninguém pode tirar de mim. Bom, sendo assim, missão cumprida: conheci muita coisa nas duas últimas semanas. Aprendi que eu nem ao menos sabia o significado de passar frio, e devo dizer que não foi uma das melhores lições. Aprendi que não basta querer patinar no gelo, você tem que ter nascido em cima dela, assim como os nativos são. Aprendi que esquilos vem atrás de nozes mesmo quando só há casca, basta ser esperto e oferecer a casca da noz que ele já comeu. Aprendi que andar de táxi pode ser bem mais barato do que andar de metrô e que andar de metrô nem é tão ruim assim... 
Descobri que não há problema em uma viagem de avião perto de um desconhecido, desde que você tenha a sorte dele não querer puxar papo. Descobri, também, que o homem é capaz de construir lugares imensos e fabulosos no meio do nada se isso estiver ligado a algum tipo de prazer... Conheci elevadores que sobem quase na velocidade da luz, chegar ao 35º andar era bem mais rápido do que chegar ao 8º aqui em casa! Outback é igual em todo lugar do mundo, mas parece que só o nosso é disputado o bastante e tem horas de espera. Quase esqueci dessa, é incrível como os americanos conhecem o Brasil! Quando você diz "where you are from", eles automaticamente começam a recitar o nome dos jogares da seleção brasileira de futebol, parece até combinado. 
Também aprendi que não se deve sonhar nem se iludir muito com lugares, assim como pessoas, eles podem te decepcionar... Às vezes, aquele paraíso que aparece na televisão não é assim um paraíso de verdade. E, por fim, abençoado seja o Brasil por suas praias de areia, sol e mar, porque ir conhecer praia e só subir em píer não é tão divertido quanto parece, apesar do pôr do sol ser um dos mais belos que já presenciei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário